• Andréa Silveira da Silva

A gestão ambiental, social e de governança nas empresas


A gestão ambiental, social e de governança significa e engloba iniciativas de comprometimento com o meio ambiente, as condições sociais e a governança dentro das empresas. Os princípios são o desenvolvimento de escolhas mais responsáveis e sustentáveis que vise uma evolução no mercado corporativo e provoque investimentos de impactos sociais positivos e benéficos.


O conceito desse gerenciamento está nos critérios que auxiliam as empresas a exercerem investimentos responsáveis e tomarem decisões conscientes que carregam questões de sustentabilidade, que promovam a preservação do meio ambiente, colaborarem para um futuro melhor e que também possa proporcionar o bem-estar coletivo, pensar e executar para além do lucro.


A ideia é guiar os negócios para elaborar uma conduta empresarial de responsabilidade e ética que se preocupe estrategicamente em produzir medidas sustentáveis que contribuam para a melhorar e diminuir as consequências para o planeta.


Essa gestão nasceu no setor financeiro e une diversas práticas que ajudam os investidores a analisarem o processo de funcionamento da empresa e seu compromisso de melhoria para o bem comum. Afinal as pessoas buscam investir e colaborar com empresas que agregam e valorizam as iniciativas do ESG em suas condutas de trabalho, e que também possam gerir um propósito tanto para o negócio como para sociedade.


Isso mostra como a mentalidade dessa gestão pode construir a imagem de uma empresa, e conduzir uma gestão interna de atuação com critérios de governança e desenvolvimento sustentável desde planejamentos até a comunicação e o produto final. Medidas responsáveis são significantes para representar o modo como a empresa se relaciona com o seu público e os locais ao seu redor, o que influencia também nos resultados e no crescimento da empresa.


Negócios que adotam esse comportamento de responsabilidade percorrem uma trajetória saudável, que reflete de maneira direta nas oportunidades dentro do mercado, permitindo experiências favoráveis e benéficas. Se preocupar com o futuro e suas condições para possibilitar e conseguir colher ótimos frutos futuramente.


O que intensifica as empresas adotarem e se adequarem ao processo desse modelo de gestão para desempenharem um olhar de evolução a longo prazo que possa intervir com impactos sociais positivos para um mundo melhor. Um propósito que se comprometa com ações que possibilitem a implementação dessa gestão no processo corporativo com uma execução de transparência e eficiência para conseguir resultados.


Nosso papel na Quintal é oferecer inovações em tecnologias sociais, uma construção coletiva de ideias e estratégias para alcançar resultados através do diálogo e da empatia. Queremos colaborar no desenvolvimento da empresas e da sociedade de modo dinâmico e comunicativo, com a finalidade de potencializar suas ações com a comunidade e com investidores.

© 2017 DESENVOLVIDO POR UPPER