• Andréa Silveira da Silva

Agroflorestas são concorrentes das empresas agrícolas?



Cada vez mais os sistemas de produção estão sendo colocados em xeque por conta de seu impacto ambiental. Uma área que sempre foi cercada de polêmicas é o agronegócio - ou, como vem sendo chamado, o agribusiness.


Mas, afinal, são as empresas agrícolas essencialmente inimigas do meio ambiente? Existe uma forma de produzir insumos agrícolas que seja mais consciente?


Existe sim. Ao contrário do que se pensa, é no agronegócio que existem os maiores avanços tecnológicos de cultivo, e, nos últimos dois anos, as empresas de agrodefensivos começaram a investir mais do que nunca em maneiras de reduzir os agrotóxicos e substituí-los por alternativas mais sustentáveis.


Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o mais recente avanço tecnológico que visa uma agricultura sustentável - tanto para o meio-ambiente como para as empresas: as agroflorestas.


O que são agroflorestas?


As agroflorestas são uma maneira de minimizar os impactos ambientais na produção agrícola e contribuir com o uso sustentável dos recursos naturais.


Mas o que isto significa? Isto quer dizer que o sistema agroflorestal alia o plantio de árvores com espécies agrícolas e animais para realizar uma combinação de espécies e criar um ecossistema completo que contribua para a fertilidade do solo.


Vantagens de associar espécies arbóreas com outras espécies


Essa técnica tem como objetivo recuperar os recursos ao invés de explorá-los, o que resulta em maior produtividade da terra, ajuda na conservação da fauna e da flora, e traz diversos benefícios econômicos, pois diversifica a produção e é um sistema planejado para permitir colheitas desde o primeiro ano de implantação, que garante produtos disponíveis para a comercialização em diferentes épocas do ano e ao longo do tempo.


Além disso, por nutrir o solo, a diversidade de espécies contribui para melhorar o balanço hídrico e minimizar a presença de pragas e doenças, o que gera menor gasto de água e também uma redução significativa no uso de agrotóxicos agressivos.


E as empresas agrícolas?


A agrofloresta é um sistema de produção que gera impacto positivo tanto para o agricultor quanto para o meio ambiente, e sua implantação é encorajada, mas não anula outras práticas agrícolas já existentes.


A diferença é que a agricultura tradicional é um modelo de curto prazo, ou seja, que prioriza a máxima produtividade animal e vegetal no menor período possível, o que exige intenso uso de defensivos agrícolas e obviamente tem consequências para o solo, o lençol freático e até mesmo para a população da região.


Além disso, por ser um sistema voltado para a exportação, a escolha do produto a ser cultivado ou criado na agricultura tradicional está associada ao mercado internacional, e normalmente opera com o cultivo de um único produto repetidas vezes, em grande área que depende de desmatamento para ser preparada.


A agrofloresta, por sua vez, é o modelo que mais se aproxima de uma floresta nativa, e por isso requer cuidadosa avaliação das condições edafoclimáticas da região antes de ser implantada, para entender como funciona a temperatura, as condições nutricionais do solo, os recursos financeiros e humanos disponíveis e, não menos importante, conhecer o mercado consumidor para escoamento da produção, para, então, saber quais espécies combinar.


O sistema agroflorestal surge portanto como um modelo de longo prazo, uma alternativa às práticas já existentes, pensando num futuro benéfico tanto para produtores quanto para o meio-ambiente e para a sociedade, fazendo da agricultura uma prática sustentável e duradoura.



O caminho para uma agricultura sustentável


A implementação das agroflorestas não é mais um sonho e já vem se tornando realidade em muitos latifúndios. Implementar algumas das técnicas das agroflorestas é um caminho em direção a um futuro melhor - sem prejudicar os negócios, muito pelo contrário, vai de encontro com a tendência mundial de aumentar o consumo de orgânicos e se preocupar mais com a origem dos produtos que consomem.


A Quintal está à disposição para te ajudar a adotar medidas mais sustentáveis, transformando a sua empresa e a sua marca, repensando onde a sua empresa está na sociedade - e colocando a sua empresa em contato com as questões ecológicas e sociais mais atuais. Entre em contato!