• Andréa Silveira da Silva

Ciência e inovação: a chave para a redução da pobreza?


Ciência significa corpo de conhecimento e inovação é o descobrimento e o ato de inovar, juntos e somados a tecnologia podem sim contribuir e auxiliar os países ao redor do mundo caminhar para o desenvolvimento social e a redução da pobreza.


Para isso é fundamental o investimento em pesquisas científicas para possibilitar o progresso em diversos problemas da população como: saúde, alimentação, educação e segurança.


Acompanhe o conteúdo para entender o que é Ciência e Inovação e como podem ajudar na redução das desigualdades e da pobreza.


O que é Ciência e Inovação?


Muitas vezes ciência é sinônimo de avanço, uma forma de estudar e compreender diversos fenômenos e ações que acontecem ao redor do mundo através de métodos e técnicas experimentais, ou até mesmo pesquisas e análises científicas.


Inovação está atrelado à descoberta de novas ideias e meios de estudos, explorar novos conceitos e formas de conduzir processos ao sucesso, capazes de entregar resultados e impactos significativos que possam oferecer vantagens ao desenvolvimento.


Uma relação entre ciência, inovação e tecnologia são ferramentas fundamentais para o progresso de diversas vertentes de uma sociedade, como: alimentação, saúde, educação, desenvolvimento econômico, oportunidades para coletividade, dentre outros direitos.


O propósito dessa união está em fazer a humanidade e a comunidade evoluírem. É uma forma de antecipar e conter situações, além contribuir muito para conduzir os países para um caminho de sustentabilidade no futuro.


O cenário atual da pobreza


Um dos principais desafios dos países é o crescimento da pobreza, especialmente em um cenário de pandemia que causou diversos efeitos negativos na economia, trazendo uma crise que atinge diretamente a população mais pobre.


Estudos mostram que no Brasil, a estimativa de aumento das pessoas em extrema pobreza durante a pandemia pode chegar a 5,4 milhões, o que expressa até 7% da população total do país, um caminho rápido para o Brasil voltar a fazer parte do Mapa da Fome.


A tendência é que o número de pessoas que se encontram em estado de insegurança alimentar, um dos principais indicadores da pobreza, dobre com os impactos da epidemia de coronavírus. O aumento da desigualdade de renda e a grande perda de empregos prejudica principalmente os mais vulneráveis.


A pobreza é um dos problemas mais urgentes do planeta em vários países, e que também é causador e responsável por muitas outras dificuldades e impasses para a população.


Como a ciência e a inovação podem ajudar na redução da pobreza?


Como já falamos anteriormente, a ciência tem um papel muito relevante e contribui para o desenvolvimento de diversos aspectos da sociedade, com estudos e pesquisas que podem provocar avanços para o mundo e a inclusão social.


Dessa forma, a ciência, a inovação e a tecnologia são grandes aliadas para redução da pobreza e da desigualdade, princípios e estratégias que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


A ciência sustenta os objetivos e é um percurso eficiente para fazer os países percorrem uma trajetória de desenvolvimento de responsabilidade e sustentabilidade para o futuro, e alcançar meios de reduzir as desigualdades sociais e a pobreza.


Porque é importante investir em centros de pesquisa?


Mas para a ciência trabalhar a favor da sociedade e ter a capacidade de contribuir para progresso social, é necessário que haja investimentos e parcerias com centros de pesquisas para alcançar novos conceitos e desafios.


O desenvolvimento da ciência e da inovação são campos que precisam de recursos financeiros para ampliar e se aprofundar em atividades de estudo, e de pesquisas que vão além do habitual realizado em centros científicos.


A aplicação de capital deve ser uma função executada pelo Estado, uma colaboração dos governos e instituições públicas e privadas, especialmente empresas de grande porte que buscam investir em inovação.


Por isso investir na ciência é um fator muito importante para a evolução, poder proporcionar uma transformação social e buscar garantir um desenvolvimento econômico, a redução da desigualdade e a minimização da pobreza para o que está por vir.


A Quintal pode auxiliar sua empresa a investir em projetos e atividades de desenvolvimento científico que carregam o objetivo de colaborar e incentivar o progresso social e a redução da pobreza.