• Andréa Silveira da Silva

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU



Em 2015 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) um plano de ação socioambiental com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecido como ODS, para ser alcançado até o ano de 2030.


Esses objetivos envolvem diversas vertentes humanitárias para proteger o planeta, conduzir os governos de todos os países adotarem políticas públicas que possam possibilitar o crescimento de um mundo mais justo e responsável.


Esse tema é muito relevante para a sociedade e para o ambiente empresarial, por isso é importante que todos conheçam e entendam quais são esses objetivos e porque são tão necessários para o planeta.


Acompanhe o conteúdo e saiba quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Boa leitura!


Qual o conceito dos Objetivos Sustentáveis da ONU?


Os ODS são uma agenda mundial da ONU, o conceito está em atender as necessidades dos seres humanos no momento atual sem prejudicar os recursos para gerações futuras.


Uma das principais finalidades é encaminhar os governos e os cidadãos de todos os países para um planeta mais inclusivo, igualitário e sustentável através de políticas públicas, afinal, todos os objetivos debatem desafios enfrentados pelo mundo.


Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são um pedido de ajuda que envolve 3 esferas: social, ambiental, institucional e política para eliminar a pobreza, proteger o meio ambiente e assegurar que todas as pessoas possam viver com dignidade, paz e prosperidade.


Quais são os objetivos?


Conheça quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e os propósitos que cada um pretende alcançar.


1. Erradicação da pobreza: Melhorar a qualidade de vida da população vulnerável para que possam ter condições mínimas para viver e reduzir a pobreza em todas as suas formas por meio de programas e políticas.


2. Fome zero e agricultura sustentável: Apoiar pequenos produtores de alimentos, eliminar a fome, promover e incentivar uma agricultura mais sustentável e saudável para alcançar uma segurança alimentar e diminuir os impactos negativos ao planeta.


3. Saúde e Bem-estar: Assegurar bem-estar mental e físico por meio de comportamentos mais saudáveis para reduzir as mortes por doenças e o consumo excessivo de álcool, como também melhorar o acesso dos indivíduos à saúde.


4. Educação de Qualidade: Que todos possam ter acesso a um ensino de qualidade capaz de proporcionar conhecimento e oportunidades ao longo da vida, uma educação inclusiva e igualitária.


5. Igualdade de Gênero: Que homens e mulheres sejam tratados da mesma maneira, sem violência e discriminação à diversidade, e sim com oportunidades, cargos e salários iguais.


6. Água potável e Saneamento: Acesso à água potável e saneamento para todos, a implementação de estratégias de gestão de água mais sustentáveis e saneamento básico para povos vulneráveis, como também a proteção dos ecossistemas.


7. Energia Acessível e Limpa: Utilizar fontes de energia renováveis e sustentáveis para não causar prejuízos ao meio ambiente, com preço acessível e justo para todos que todos na sociedade tenham acesso.


8. Trabalho decente e Crescimento Econômico: Acabar com o trabalho escravo e o desemprego, garantir condições de trabalho plenas e dignas para todos, um crescimento econômico inclusivo e sustentável através de um apoio às micros, pequenas e médias empresas.


9. Indústria, Inovação, Infraestrutura: Aumentar os incentivos e os investimentos em centros de pesquisas científicas e o desenvolvimento de produtos, serviços e negócios através da tecnologia com uma infraestrutura eficiente e sustentável, além do acesso à internet para todos.


10. Redução das desigualdades: Diminuir a desigualdade e a xenofobia nos países, desenvolver uma melhor distribuição de renda, eliminar os privilégios de nações ricas e promover o crescimento econômico de pequenas empresas locais.


11. Cidades e Comunidades Sustentáveis: Desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis, centros urbanos inclusivos, mobilidade eficiente, resilientes e seguros para todos com condições de infraestrutura, recursos e moradias adequadas para sobreviver.


12. Consumo e Produção Responsáveis: Promover a produção e o consumo de responsabilidade e sustentável com ações e projetos de redução de resíduos, reciclagem e reutilização diante o uso excessivo de recursos naturais, e buscar um desenvolvimento de consciência ambiental.


13. Ação contra mudança Global do Clima: Medidas que ajudam a combater a mudança do clima e seus impactos, acabar com o desmatamento e a poluição do ar que afetam diretamente o planeta através de investimentos tecnológicos de regulação climática.


14. Vida na água: Parar de usar os oceanos e mares como lixos, eliminar a poluição nas águas para conversar e utilizar os recursos marinhos com cautela e de forma sustentável, e também acabar com práticas de pescas ilegais.


15. Vida Terrestre: Promover o uso sustentável de ecossistemas terrestres, acabar com as degradações e os prejuízos ao meio ambiente das atividades humanas com o objetivo de preservar e impedir novas crises ambientais, como também o desenvolvimento de produtos e embalagens biodegradáveis.


16. Paz, Justiça e Instituições eficazes: Acabar com a corrupção e a violência para promover justiça para todos, eliminar práticas abusivas e que restringem o direito à liberdade por meio da criação de instituições eficientes, responsáveis, inclusivas e sustentáveis.


17. Parcerias e meios de Implementação: Implementar e colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com eficácia através de parcerias globais de compromisso entre os governos, países e a sociedade para atingir e fortalecer as metas e os propósitos da agenda da ONU.


Os ODS podem ser interessantes e significativos para as empresas se comunicarem e trabalharem com consciência e responsabilidade para proporcionar impactos positivos para a realidade e para o futuro.


A Quintal pode ajudar o seu negócio a aplicar e trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na sua conduta estratégica corporativa e potencializar o papel social e ambiental com soluções de inovação social.