• Andréa Silveira da Silva

Conheça quais são os tipos de responsabilidade social e para o que servem



Você já ouviu falar no termo responsabilidade social mas não sabe direito o que é esse conceito e para o que serve efetivamente?


A responsabilidade social é uma concepção de grande valor, e é muito importante para conduzir o mundo para um caminho mais justo, igualitário e também mais sustentável com projetos e ações que possam auxiliar e assegurar o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.


A responsabilidade social pode ser dividida em 3 categorias, e cada uma possui uma perspectiva e um objetivo central diferente, mas todas visam o mais importante, segurança e condições.


Acompanhe o conteúdo e entenda de uma vez por todas o que é Responsabilidade Social, para o que serve e quais os tipos. Boa leitura!


O que é responsabilidade social ?

Responsabilidade social é quando uma instituição procura criar e desenvolver práticas e atitudes com a finalidade de contribuir para uma sociedade mais igualitária e com mais qualidade de vida para todos, tanto para a população mas também para os colaboradores da empresa.


Além de incentivar a preservação do meio ambiente, o cuidado e a responsabilidade das ações corporativas com a natureza, minimizar e eliminar os impactos negativos que grandes empresas ou até mesmo a sociedade exercem diariamente com o ecossistema.


A ideia do conceito de responsabilidade social é que as empresas desenvolvem uma mentalidade de utilizar seu poder e influência também para o bem-estar coletivo, buscando formas e meios de proporcionar socialmente impactos positivos e boas condições para comunidade e o meio em que vive.


O valor nisso está nas organizações não priorizarem apenas o lucro e aumentar seus rendimentos financeiros, mas também implementar no campo estratégico empresarial planos para exercer um papel e um comportamento responsável, dar visibilidade ao assunto e colaborar para um futuro melhor e mais próspero.


Para o que serve a responsabilidade social?

As ações de uma responsabilidade social é auxiliar o corpo social, consiste em empresas que realizam um planejamento que possam oferecer benefícios para comunidade e também para o meio ambiente para além das obrigatoriedades previstas pelas leis.


Uma comunicação social consiste também em medidas responsáveis que são relevantes para um bom relacionamento com os consumidores e os espaços ao seu redor, que podem ajudar e contribuir nos planejamentos e nos resultados da empresa, assim como gerar novas oportunidades de negócios.


Uma responsabilidade social efetiva precisa ser executada de maneira voluntária, adotar condutas e atuações por vontade própria e não por pressões externas com um interesse individual e corporativo. Afinal, é necessário dedicação para estimular e proporcionar a preservação da coletividade e do meio ambiente.


Quais são os tipos e as funções de cada responsabilidade social?

Existem 3 tipos de responsabilidade social, cada uma com sua perspectiva e área de atuação para equilibrar as demandas e as necessidades de um cenário de sociedade complexo.


Responsabilidade Social Corporativa: A RSC consiste em empresas que garantem um compromisso com condutas de trabalho ética e com desenvolvimento econômico com ações voltadas para o ambiente de negócios.


Responsabilidade Social Ambiental: A RSA são instituições que assumem um papel responsável com o meio ambiente, desenvolvendo projetos e campanhas que possam oferecer impactos favoráveis e reduzir as consequências para a natureza.


Responsabilidade Social Empresarial: A RSE vai além de ter um comportamento ético e de responsabilidade no campo dos negócios e se estende para promover benefícios para todos os grupos interessados na empresa e em toda sociedade.


Porque a responsabilidade social é tão importante?


Além da responsabilidade ser uma forma de buscar um mundo melhor e com mais qualidade de vida, esse conceito também é importante para o público da empresa. Perante tantos problemas sociais e ambientais, os consumidores buscam cada vez mais comprar e consumir de corporações que se preocupam e possuem um comprometimento com a sociedade e o meio ambiente.

Entender se a empresa oferece medidas sustentáveis na fabricação de seus produtos e realiza ações que colaborem para ajudar e melhorar as condições do planeta são questões importantes para o público no momento da compra.


Empresas que reconhecem a importância de ter um comportamento de responsabilidade com princípios morais de valor são capazes de percorrer uma trajetória mais saudável e consciente, além de desenvolver um bom relacionamento com seus clientes e ter novas experiências e possibilidades no mercado.


A Quintal pode ajudar a sua empresa a buscar soluções e estratégias inovadoras para implementar projetos e ações de responsabilidade social efetiva para potencializar o papel da empresa na sociedade e garantir um crescimento saudável e benefício para o seu negócio e para a comunidade.


Meta-tag: Entenda como a responsabilidade social e seus tipos podem ajudar e promover benefícios para a sociedade e o meio ambiente através de uma conduta empresarial ética e de responsabilidade.