• Andréa Silveira da Silva

Consumo Consciente: a chave para um futuro sustentável



Vivemos no mundo do consumo. Estamos a todo momento comprando coisas novas, descartando coisas velhas e a cada dia parece que precisamos de mais. Fomos criados dessa forma e ensinados que esse é o certo a fazer.


Você já parou para pensar em tudo que você consome diariamente e a quantidade de lixo que produz?


Por exemplo: de manhã você acorda, escova os dentes com sua escova de plástico, toma banho, faz o seu café em filtro de papel. Lava a louça com aquela bucha amarelinha, também feita de plástico, sai para o trabalho no seu carro sozinho, no almoço pede delivery e inclui talheres de plástico.


Perceba: mal chegamos no meio do dia e várias atitudes sustentáveis deixaram de ser tomadas. Isso acontece na sua rotina? Você realmente tem consciência de como cada atitude do seu dia a dia tem um impacto enorme no meio ambiente?

Tudo é uma questão de escolha e escolher o consumo consciente é escolher fazer a sua parte para um planeta mais sustentável!


Mas você sabe o que é o consumo consciente?

O consumo consciente também pode ser chamado como consumo sustentável, é entender o que consumimos e não ter um comportamento imediatista, ou seja, comprar aquilo que precisa sem ao menos conhecer sua origem ou sua produção.


Ter esse hábito de conhecer aquilo que compra é necessário e importante para considerar se a mercadoria e a empresa possuem valores éticos e que respeitam o meio ambiente, considerando os impactos que o seu consumo pode proporcionar ao ecossistema.


Além de ter consciência no que compra e na quantidade que consome, sempre se pergunta se realmente precisa disso no momento, se não estamos sendo levados pelo desejo, ao invés da necessidade.



Como ser um consumidor consciente?

O consumo consciente pode ser a chave para um futuro mais sustentável, e se você ainda não sabe como começar, aí vão algumas dicas de como contribuir para um mundo mais verde e saudável.


  1. Observe

Claro que mudar hábitos não é tão simples assim, mas a dica é começar observando. Faça um balanço da sua rotina: o que você consome diariamente? Você frequenta o supermercado mais que o necessário?


Embalagens de plástico e descartáveis dominam a sua casa? Você reutiliza embalagens antigas? De onde vem os alimentos que você consome? Você acumula objetos, produtos que não precisa mas tá sempre comprando um novo?


A pausa para a reflexão é necessária para que se entenda seus consumos e gastos, além de perceber que a mudança de hábitos e comportamentos pode causar menos impactos.


  1. Apenas o necessário

Para ir ao mercado, shopping ou farmácia é importante planejar o que você vai comprar. Faça uma lista e compre apenas o que realmente irá precisar, evite o desperdício e compras por impulso.


Antes de comprar algo novo sempre se questione: eu preciso disso agora? Nada que já tenho é igual ou semelhante? Quantas vezes posso usar esse objeto?


  1. Consuma de quem joga junto com o planeta

Saber a procedência de cada produto que você compra é essencial. Empresas que se preocupam com uma produção sustentável, que utilizam embalagens recicláveis, prezam pela conscientização social merecem a sua atenção.


Produtos eco friendly, embalagens que podem ser reutilizadas e alimentos orgânicos são substituições necessárias. Por vezes isso pode encarecer a compra, porém o benefício que isso trará para o meio ambiente e para sua saúde valerá o sacrifício.


  1. Reduza, reutilize e recicle

A mudança é um exercício diário. Tenha sempre em mente e coloque em prática os 3 Rs (reduzir, reutilizar, reciclar):


  • Reduza: evite consumir sem precisar, tenha o necessário. Isso faz bem para o planeta e para o seu bolso também.


  • Reutilize: Não descarte tudo que vê pela frente, experimente dar uma segunda chance para tudo antes de colocar diretamente no lixo. Isso vale para roupas, embalagens, eletrônicos, móveis, e tudo que você pensa em descartar.


  • Recicle: separe o seu lixo e incentive a coleta seletiva na região ou prédio que você vive.


5. Espalhe essa idéia

Agora que você já pratica o consumo consciente é a hora de incentivar a sua comunidade a fazer o mesmo. Compartilhe dicas, ideias e novas atitudes com vizinhos, colegas de trabalho, família e amigos.


A busca por um mundo mais sustentável é contagiante e funciona conscientizando um indivíduo por vez até se tornar grande, afinal, juntos podemos ser mais fortes para mudar o mundo.


Lembre-se sempre: o consumo de toda e qualquer coisa traz algum impacto ambiental, cabe a você definir qual o tamanho desse impacto.


A Quintal nasceu com o objetivo de ajudar a sua empresa a crescer de forma sustentável e assumir um compromisso com o planeta. Cursos, treinamentos e dinâmicas que colocam em prática atitudes que reduzem o impacto ambiental do seu negócio de forma interativa e dinâmica. Entre em contato!