• Andréa Silveira da Silva

Entenda o que é o conceito de Crescimento com prosperidade e seus objetivos



Crescimento significa avanço, o desenvolvimento de algo no sentido de evolução, aumentar em quantidade, relevância, grandeza ou até mesmo multiplicação de volume, valor e intensidade, como também crescer em estado de corpo físico.


Prosperidade é uma condição favorável à felicidade, uma característica de próspero, crescente, evoluído, abundância, boas condições, algo que está muito bem desenvolvido e progressista.


As duas palavras são sinônimos, mas na prática nem sempre uma acompanha a outra, ou seja, onde há crescimento não necessariamente há prosperidade, mas então, qual o significado e o objetivo do conceito Crescimento com Prosperidade? Um caminho para uma vida mais próspera e justa? Confira o artigo e entenda!



O que significa crescimento com prosperidade?

O conceito de crescimento com prosperidade consiste na proposta de transformar a maneira como a economia funciona, e priorizar o bem-estar da população e a sustentabilidade.


Um novo modelo econômico que foque na prosperidade coletiva, não apenas em uma obsessão de crescimento conduzido por interesses individuais, afinal, crescer não é o mesmo que prosperar.


A ideia é colocar as necessidades das comunidades em primeiro lugar, proporcionar satisfação e boas condições de vida para os indivíduos de forma mais justa e igualitária, sem esgotar ou danificar os recursos do planeta.


O progresso não deve estar atrelado a dinheiro, e sim a conforto, segurança, saúde e felicidade, circunstâncias fundamentais e básicas para viver bem. Um sistema que exerça seus deveres para o desenvolvimento da sociedade, e não do próprio sistema.


De onde surgiu esse conceito e qual é o objetivo?

O conceito de crescimento com prosperidade surgiu da Economia Donut, um modelo de reestruturação para o mundo desenvolvido pela economista britânica Kate Raworth, que busca mudar a noção de progresso.


O objetivo dessa concepção está em encontrar um equilíbrio entre a prosperidade e o planeta, uma economia saudável que não se concentra e se relaciona apenas com números, e sim com um dos elementos mais importantes da sociedade, os seres humanos.


Uma alternativa de mudar esse pensamento de crescimento a qualquer custo, e alinhar um modelo econômico que preserve a população e o desenvolvimento sustentável, uma estabilidade humana e ambiental.


Qual o caminho para ter um crescimento com prosperidade?

O caminho para implementar e colocar em prática essa ideia de conceito de prosperidade é trocar aquela curva de crescimento ilimitado por um círculo com um ponto de equilíbrio no centro, igual ao formato de um donut, uma rosquinha.


A finalidade da rosquinha consiste em ter limites para as atividades humanas, procurando maneiras de concentrar a sociedade em um espaço próspero e seguro com boas condições de vida.


Mas para isso ser feito é preciso esquecer o pensamento de que a economia é uma equação, adotar uma nova abordagem que coloque os habitantes de toda a sociedade como o ponto central do sistema.


Afinal, não adianta a economia global crescer enquanto em paralelo o número de pessoas em extrema pobreza também aumentam, e o meio ambiente grita por socorro como consequência das ações prejudiciais dos indivíduos.


Por que esse conceito pode ser benéfico para a sociedade?

O conceito de crescimento com prosperidade é muito importante para conduzirmos o mundo para uma vida mais próspera e justa, uma economia saudável que realmente se dedique a desenvolver e melhorar condições de toda a população, e não apenas enriquecer cada vez mais.


Além de modificar a noção do que é sucesso econômico e do que é progresso, que o bem-estar coletivo é muito mais relevante e benéfico que um sistema movido a matemática e seus cálculos, parar de enxergar e colocar a vida dos seres humanos em função da economia.


Evidenciar que a economia global está diretamente associada a questões sociais e sustentáveis, desenvolver melhorias e avanços de serviços produzidos e expandidos para a população. O mundo está em constante transformação e os sistemas precisam dar prioridade à qualidade de vida e ao meio ambiente.


Nós da Quintal acreditamos que o bem-estar coletivo é a chave para criar um mundo mais igualitário e desenvolvido, uma forma de auxiliar a sociedade na busca por melhores condições de vida e garantir a preservação do meio ambiente.