• Andréa Silveira da Silva

Estratégias empresariais pela abordagem do Design Thinking


Se você está em busca de inovação no seu ambiente corporativo, estratégias de negócios

que sejam capazes de potencializar a interação entre colaboradores e a sociedade com criatividade, diálogo e novas tecnologias, temos a resposta para você.


Conheça a abordagem do Design Thinking, uma metodologia que pode ajudar sua

empresa a inovar e desenvolver novos formatos e ideias capazes de transformar o seu negócio com eficiência e oportunidades para criar um novo mercado com foco no cliente e em práticas sociais.


Entenda mais sobre essa abordagem de inovação, como funciona, quais os benefícios e como implementar na conduta de trabalho. Confira!


O que é Design Thinking?

A proposta do Design Thinking é desenvolver estratégias ou métodos empresariais focados no usuário e de acordo com suas demandas e interesses, posicionar os indivíduos no centro do processo através de ferramentas de Design para solucionar problemas com criatividade e inovação.


A abordagem envolve o pensamento e participação efetiva do usuário para o desenvolvimento do campo estratégico empresarial, entender as necessidades do cliente e da sociedade para orientar as técnicas e os processos para procurar garantir o bem-estar e a satisfação das pessoas.


O Design Thinking preza pelo diálogo para agregar valor tanto para empresa como para a sociedade, promover novas experiências e qualidade de vida por meio de um trabalho colaborativo com vias diversificadas e um olhar de empatia que promove interação e novos formatos de raciocínio e criação.


O conceito é sempre questionar e desafiar os pensamentos, unir possibilidades e pontos de vistas para ter capacidade de transformar a conduta de trabalho, os serviços, os produtos e as estratégias unindo os interesses corporativos com as necessidades da sociedade para recursos de descobertas e aprendizagem.


Como funciona a abordagem do Design Thinking

A abordagem do Design Thinking se baseia em 5 etapas para o seu funcionamento alcançar a inovação: empatia, definição, ideação, prototipação e testes.


Empatia: a essência dessa etapa está em se colocar no lugar do próximo para compreender e escutar suas dificuldades e desejos para conseguir mapear os insights com clareza, além de conseguir coletar inúmeras informações e sensações possíveis.


Definição: Nessa etapa foco é o principal, realizar um trabalho em equipe e colaborativo para questionar e interpretar os problemas diante todas as informações coletadas e absorvidas através do diálogo e da empatia para entender sobre as pessoas e buscar uma solução.


Ideação: Após a compreensão dos problemas e interesses do usuário, nesta etapa se inicia os caminhos para o desenvolvimento das resoluções com uma mente criativa e inovadora. O Brainstorm e o debate de ideias são importantes para estudar diversos pontos de vista e vertentes para encontrar a melhor solução.


Prototipação: Agora é hora de concretizar as ideias e colocar em prática as soluções para que as pessoas possam interagir e contribuir, essa etapa tem um grande relevância para conseguir alcançar a inovação e impactar os usuários criando oportunidades.


Testes: A última etapa é a hora de entregar e testar a solução com um grupo para receber um feedback e assim poder aperfeiçoar ainda mais a proposta, possibilitar a experimentação na prática para aprender e inovar com eficiência e qualidade.


Design Thinking para inovação social

As inovações fundamentais estão no campo social e a abordagem do Design Thinking é uma ótima metodologia para as práticas sociais de experimentar novas atividades que priorizam o diálogo com a comunidade para buscar assimilar as dificuldades e conseguir atendê-las. Fazer com que o relacionamento com a sociedade participe cada vez mais no âmbito dos negócios e novas iniciativas para fortalecer essa ideia.


Como Design Thinking coloca o usuário como ponto central para desenvolver por meio de uma troca de ideias soluções conforme suas demandas, sua proposta se encaixa perfeitamente com inovação social, um processo de criação colaborativo e uma nova forma de se relacionar com a sociedade para melhorar o bem comum.


O Design Thinking possibilita a criação de um vínculo entre a empresa e a sociedade mediante a uma comunicação efetiva e de qualidade, o que pode melhorar a visão dos indivíduos sobre a imagem do negócio e reconhecimento de valores empresariais, além de despertar na pessoas a vontade de desempenhar sua cidadania.


Conheça a Quintal, uma nova visão sobre inovação social para a sua empresa. Queremos ajudar você a desenvolver o campo estratégico e as práticas sociais do seu negócio. Fale conosco!

© 2017 DESENVOLVIDO POR UPPER