• Andréa Silveira da Silva

Lições de cidadania: uma virtude do indivíduo



Lições são um recurso de aprendizado e conhecimento, um processo que pode levar tempo, mas que aos poucos capacita a prática do dia a dia, proporcionando ensinamentos e formas de como agir.


Cidadania significa cidade, condição de indivíduos que possuem direitos sociais, políticos e civis dentro da sociedade, exercício e poder íntegro de ter acesso aos requisitos essenciais para viver bem e com qualidade.


Juntas, essas palavras dispõem da capacidade de formar cidadãos responsáveis, e com atitudes que possam desenvolver um mundo mais democrático.


Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre o que são lições de cidadania, quais são seus objetivos e sua importância no contexto social. Boa leitura!


O que são lições de cidadania?


Lições de cidadania englobam conhecimentos sobre comportamentos e práticas individuais no cotidiano, com intuito de ensinar e preparar as pessoas para se comprometerem com o futuro do país.


Cidadania é um termo que define a maneira como um indivíduo vive e se comporta dentro de uma sociedade no cotidiano, um cidadão com o exercício de conquistar seus direitos, como também o desempenho e a responsabilidade diante de seus deveres como habitante de seu espaço.


Existem 3 tipos de cidadania dentro de um grupo social:


Cidadania civil: são direitos relacionados a todas as formas de liberdade, direito de ir e vir, de se expressar, de se manifestar, ou seja, liberdades individuais.


Cidadania social: garantia de direitos à dignidade humana, condições básicas e fundamentais para viver de forma plena, como: educação, saúde, alimentação, moradia e lazer.


Cidadania política: um direito pleno de todos os cidadãos de participar na política, que consiste em votar, ser votado e se envolver em organizações e sindicatos políticos.


Assegurar esses direitos para todas as comunidades é uma responsabilidade do Estado, mas também é um compromisso do cidadão cumprir com seus deveres, fazer parte da vida em sociedade e colaborar com os problemas da sua comunidade.



Qual a função das lições de cidadania?


Lições de cidadania são um ciclo constante, um processo sucessivo de mutação com a finalidade de possibilitar ao cidadão o direito de participar efetivamente da vida e do governo da sua cidade, do seu país.


Como também a obrigação de obedecer e respeitar as leis de convivência em sociedade para ter o bem comum como prioridade, adotar ações no cotidiano que possam promover e fortalecer ainda mais o bem-estar do coletivo.


As lições de cidadania potencializam o papel do indivíduo dentro da comunidade, seu comprometimento em colaborar com uma construção comunitária que deseja proporcionar cada vez mais os direitos humanos de maneira mais justa e igualitária.


Assim, pode-se dizer que as lições possuem o objetivo de gerar qualidade de vida mas também a virtude de ser cidadão, desenvolver uma relação de respeito e solidariedade com a humanidade, características relevantes em qualquer cidadania, seja na luta por direitos ou no cumprimento de deveres.


Porque lições de cidadania são importantes para a sociedade?


As lições de cidadania são importantes para sociedade, pois são capazes de construir e desenvolver cidadãos responsáveis, que lutam por seus direitos e se manifestam pela ideia de que cidadania é um direito de todos, sem exclusão.


Garantir cidadania deve ser prioridade e primordial em qualquer governo e em qualquer país, ter acesso a direitos individuais com liberdade e satisfação deve ser algo necessário dentro de uma sociedade, afinal, são direitos humanos universais para todo o coletivo.


Nós no Quintal, temos como um de nossos propósitos, colaborar para um desenvolvimento que priorize e fortaleça os direitos para todos, uma sociedade que preza pela igualdade e com acesso a qualidade de vida para toda humanidade.