• Andréa Silveira da Silva

Lucro e Progresso Social, é possível?


A maior dúvida ao desenvolver um planejamento estratégico de negócios é a sensação de ambiguidade entre pensar em crescimento econômico e os lucros, mas ainda assim desenvolver ações para o progresso social. É possível as duas estratégias caminharem juntas?


Mas afinal, o que poderíamos considerar como progresso social?

Progresso social está na capacidade das empresas de colaborar e contribuir para os problemas e desafios da coletividade e do espaço ao redor que possam ajudar a garantir o bem-estar e os direitos da comunidade.


O propósito desse desenvolvimento está no comportamento de ordem social, a tentativa de transformar a sociedade para torná-la mais justa e atender as necessidades e os elementos básicos para os indivíduos. Elaborar atividades e projetos que possam ajudar a melhorar as condições e a qualidade de vida para todos.


E quais as dificuldades do progresso social?

Uma das principais dificuldades nesse cenário está no desejo de alcançar o sucesso financeiro a curto prazo. Esse modelo econômico ultrapassa as necessidades da sociedade, deixando de lado o bem comum para o futuro.


Assim retornamos ao termo responsabilidade social. Esse quesito geralmente não está dentre as prioridades nos planejamentos estratégicos dos negócios, e muitas vezes a razão disso está intrínseca à um mito que muitos gestores acreditam, de que não é possível lucro e progresso social caminharem juntos. E indo mais além, acreditam que criar e desenvolver projetos de ações sociais pode até trazer prejuízos.


Então, qual o futuro dos negócios?

Toda empresa provoca impactos na sociedade, e depende apenas da empresa decidir se esse efeito será positivo ou negativo.


Entretanto, o cenário é positivo. A ideia de desenvolvimento econômico entrelaçado com o desenvolvimento social está se tornando cada vez mais aplicada em empresas que contam com assessorias ou áreas especializadas em inovação social.


O mercado e os investidores buscam negócios que adotam por vontade própria a incorporação em suas estratégias empresariais o compromisso de escutar e compreender os desejos de seus consumidores e as dificuldades da comunidade onde se encontram. Para dessa forma ter a capacidade de ajudar a transformar a sociedade e buscar soluções para suas dificuldades como também o melhorar o desempenho da empresa de acordo com interesse de seus clientes.


São, no geral, empresas que assumem responsabilidade e ética, visando o crescimento interligado à soluções de problemas sociais. Essas sim, provocam impactos benéficos e se tornam marcas de valor.


Portanto, lucro e progresso social é possível sim!

Unir atividades sociais com as empresariais pode estimular o aumento da produtividade e consequentemente o crescimento econômico, isso porque a longo prazo, além de uma imagem institucional mais forte, a empresa está gerando consciência e valor.


E assim como o conceito de valor compartilhado, uma proposta que para todo valor econômico também deve gerar um valor efetivo para sociedade, procurar compreender as necessidades da comunidade e a partir disso desenvolver junto com as estratégias corporativas iniciativas que também colaboram para solucionar problemas através de inovação social.


Pensando nisso, a principal missão das assessorias de inovação social é conectar o progresso social diretamente ao lucro, justamente com o objetivo de gerar valor compartilhado, viabilizar oportunidades de produzir projetos com a intenção de criar um diálogo com a comunidade que possa estimular uma interação entre a empresa e os indivíduos.


E a partir disso, compreender os impasses sociais para poder explorar maneiras de solucionar e atender os problemas da sociedade de forma eficiente e inovadora.


O papel do valor compartilhado está em trabalhar para promover o desenvolvimento como um todo, tanto da empresa como da sociedade, e além do lucro, a construção de uma sociedade favorável e justa para todos.


Vem conversar com a gente, nós da Quintal estamos aqui para ajudar na implementação de projetos que possam estimular o desenvolvimento social no campo estratégico da sua empresa. Conte conosco!


Conheça também o conteúdo exclusivo sobre Como implementar a criação de valor compartilhado nas empresas, confira!