• Andréa Silveira da Silva

Mudanças Climáticas X Sociedade: Qual a relação?





As mudanças climáticas são um dos grandes desafios do mundo. Alterações no clima da Terra podem causar diversas consequências para o planeta, para a vivência dos seres humanos e danos para o ecossistema.


Acompanhe o artigo e entenda melhor o que são as mudanças climáticas, suas causas e consequências, além de saber mais sobre sua relação com a sociedade e seus indivíduos.


O que são mudanças climáticas?

Mudanças climáticas são alterações no estado do clima, são variações em escala global e a longo prazo, ou seja, não são modificações locais que acontecem de um dia para o outro, mas sim ao longo dos anos e até mesmo décadas.


Diferente do que muitos pensam, mudanças climáticas vão muito além do que apenas o aquecimento global, que é o aumento na temperatura dos oceanos e da atmosfera, ele é na verdade uma consequência das mudanças climáticas, mas não a única, existem também outros efeitos.


O conceito de mudanças climáticas englobam diversas alterações como: elevação da temperatura, frequência e intensidade das chuvas, efeito estufa e nebulosidade, efeitos que podem causar e potencializar fenômenos climáticos severos, onda de calor, furacões, tornados, ciclones, entre outros.


O que causa essas mudanças?


Mudanças climáticas podem ser causadas por dois fatores: de forma natural, que são as alterações da própria natureza, como mudanças nos movimentos orbitais da Terra e na radiação solar, ou por interferências das atividades humanas.


Grande parte das vezes, os seres humanos são os grandes responsáveis pelos danos e impactos causados ao meio ambiente. As mudanças climáticas são a consequência de suas ações irresponsáveis no cotidiano.


Muitos estudos mostram que uma das principais causas das mudanças no clima da Terra é o aumento dos gases do efeito estufa na atmosfera, que é um resultado do comportamento e das práticas realizadas pela sociedade e sua indústria.


Qual a relação entre as mudanças climáticas e a sociedade?

Podemos dizer que a relação entre a sociedade e as mudanças climáticas é um tanto quanto conturbada, já que os indivíduos que compõem essa coletividade são os principais causadores das alterações no clima.


O comportamento humano provoca efeitos negativos ao clima desde a Revolução Industrial com a queima de combustíveis fósseis, que foi se intensificando cada vez mais com o aumento das queimadas nas florestas e nos procedimentos realizados pelas fábricas.


O Brasil é o sexto maior emissor de gases do planeta, e isso acontece por conta da alta porcentagem de desmatamento no país, o que mostra que o uso inadequado das terras e do solo é o principal fator para a potencialização do aquecimento global.


As atividades do setor agropecuário, e até mesmo o descarte inapropriado de resíduos sólidos também ampliam a emissão de gases na atmosfera, ou seja, as são mais ações prejudiciais dos seres humanos com o meio ambiente e seus recursos.


Porque as mudanças climáticas são preocupantes?

Hoje, as mudanças climáticas são consideradas um dos maiores desafios do planeta, em razão das inúmeras consequências que essas alterações podem ocasionar ao mundo, aos seres humanos e ao ecossistema.


Além do aquecimento global, as mudanças climáticas podem trazer malefícios como:


- Elevação do nível do mar

- Falta de água

- Danos à saúde e ao bem-estar dos indivíduos

- Favorece o acontecimento de fenômenos climáticos extremos

- Desertificação

- Perda de biodiversidade e ecossistema

- Risco de colapso dos sistema alimentares

- Redução do gelo nos polos


A mudança no clima gera mais impactos do que parece, traz dificuldades para sobrevivência dos seres humanos, e muitos estragos ao meio ambiente, que também é necessário para a vida humana e necessita de cuidado e preservação.


Nós da Quintal acreditamos que a melhor forma de reduzir as mudanças climáticas consiste em mudar os hábitos de consumo dos indivíduos, além de ser um papel de grandes empresas utilizarem de sua força e influência para dar visibilidade ao assunto.


Nossos serviços podem ajudar a sua empresa a se comunicar com a comunidade, e incentivar debates em torno de causas de impacto. Entre em contato e conheça mais sobre nossos produtos.