• Andréa Silveira da Silva

O que é greenwashing, um dos principais conceitos de ESG?



Você já ouviu falar em greenwashing, um dos principais conceitos de ESG (Ambiental, social e governança corporativa) que busca chamar atenção dos consumidores sobre informações e propagandas enganosas?


Já falamos com vocês aqui no blog sobre o que é ESG, e hoje vamos tratar de um termo que está cada vez mais conhecido no mercado: o greenwashing, que em português significa lavagem verde.


Lendo assim até parece ser algo vantajoso para o planeta, mas na realidade é uma prática de marketing incorreta e irresponsável


que se aproveita de discursos sustentáveis para atrair clientes, mas na prática, não adotam esse comportamento.


Acompanhe o conteúdo para entender melhor sobre o que é o Greenwashing, os tipos e porque sua empresa deve evitar essa conduta.



O que é o conceito de greenwashing?


O greenwashing consiste em empresas que propagam e utilizam o discurso de sustentabilidade, como se agissem de forma responsável e compromissadas com o meio ambiente para divulgar seus produtos, mas na prática não cumprem essa promessa.


Ou seja, as empresas tentam vender uma postura de consciência, e fingem adotar ações e condutas que contribuem na redução dos impactos ambientais, mas na verdade estão colaborando para destruição do planeta e seus recursos.



Qual a finalidade deste termo?

Esse conceito surgiu para desmascarar empresas que querem enganar o mercado e os consumidores, dar visibilidade ao assunto e chamar atenção para práticas que possam ajudar as pessoas a descobrirem esse falso discurso de responsabilidade ambiental.


O greenwashing é um marketing desonesto para alcançar clientes que se preocupam com o meio ambiente, e buscam consumir produtos de marcas ou organizações que assumem um comprometimento de preservação do ecossistema.


Algumas empresas chegam a ponto de omitir informações sobre a fabricação de seus produtos nos rótulos, ou até mesmo inventar referências que não são verdadeiras para conquistar o consumidor e conduzi-lo ao erro, o que leva a ser uma propaganda enganosa.


A finalidade desse conceito é convidar os indivíduos a terem cuidado e ler com calma as informações de um produto, ou campanhas publicitárias de uma empresa para verificar se existe um selo de aprovação que comprove uma conduta responsável.


Indícios para identificar e o greenwashing


Identificar o greenwashing talvez não seja tão difícil se criarmos o hábito de ficar atento a alguns indícios que possam mostrar ao consumidor que algo não está certo, e analisar se existe ou uma confirmação sobre um comportamento honesto.


5 tipos de greenwashing no mercado para você identificar:


1 - Rotulagem falsa, empresas que criam rótulos semelhantes e que transmitem a ideia de certificações ambientais mas não apresentam essa realidade na produção.


2 - Algumas empresas destacam em suas embalagens informações que são sim verdadeiras, mas que na verdade não fazem parte de uma postura consciente, mas sim de uma obrigação por lei de não utilizar alguma substância ou componente.


3 - Existem marcas que divulgam e fazem propagandas de produtos ambientalmente corretos mas não possuem um selo de verificação ou comprovação, é preciso suspeitar da veracidade dos fatos.


4 - Rótulos que transmitem visualmente uma ideia de sustentabilidade mas utilizam frases ou informações vagas sobre o assunto que geram dúvidas da sua confiabilidade.


5 - Se atente às informações fornecidas nas embalagens dos produtos, como empresas que utilizam o termo biodegradável, mas nos dados de produção consta um uso excessivo de água.



Por que sua empresa deve evitar essa prática?


Empresas que aplicam essa prática no campo estratégico empresarial terão que lidar com consequências graves, e ainda lidar com uma imagem extremamente negativa junto de uma má reputação para o negócio.


Além de claro, perder seus consumidores por não ser honesta diante das suas práticas, é fundamental que uma empresa ou organização seja verdadeira e condizente com os seus processos internos no momento de vender e divulgar seus produtos, sem manipular os clientes.


Comunicar a realidade é obrigatório, afinal, questões ambientais devem ser tratadas com seriedade para que o planeta e a sociedade possam criar um futuro sustentável e saudável.


Nós da Quintal, oferecemos serviços que podem ajudar sua empresa a encontrar oportunidades de contribuir e colaborar com os desafios da sociedade através do diálogo e da empatia com o objetivo de alcançar pessoas e bons resultados. Entre em contato!