• Andréa Silveira da Silva

O que são os Direitos Humanos e como trabalhar essas premissas nos valores da sua empresa



Todo ser humano tem o direito de ter uma vida digna com condições básicas para poder viver com liberdade e segurança, recursos essenciais para manutenção da vida humana com oportunidades e felicidade.


Os Direitos Humanos são de extrema importância para proteger e garantir esses direitos considerados fundamentais para todos os cidadãos, independente da sua classe social, cor, etnia, nacionalidade ou gênero.


Trabalhar as premissas dos Direitos Humanos na conduta estratégica corporativa e nos valores de uma empresa é primordial para criar um ambiente de trabalho igualitário e respeitoso que possa motivar ainda mais os colaboradores em suas funções.


Conheça mais sobre os Direitos Humanos e seus princípios, e entenda a relevância de trabalhar esses fundamentos no comportamento e nas concepções da sua empresa. Confira!


O que é e quais são os Direitos Humanos?


Os Direitos Humanos é um conjunto de direitos fundamentais que devem ser garantidos para todos os seres humanos, independente de qualquer aspecto ou diversidade. O princípio desse conceito é a coletividade, os direitos devem ser aplicados de maneira universal sem nenhum tipo de distinção.


Os direitos básicos podem ser divididos em categorias como: políticos, civis, econômicos, sociais e culturais com valores primordiais que precisam ser desenvolvidos por todos os povos para alcançar o bem-estar de uma sociedade democrática. São eles:


- Justiça

- Proteção dos direitos

- Liberdade

- Dignidade

- Paz e solidariedade

- Democracia

- Trabalho qualificado

- Fraternidade e igualdade


Todo ser humano merece ter recursos para poder viver de maneira respeitável e digna com segurança, lazer, descanso, nacionalidade, prosperidade e qualidade de vida para conviver em um corpo social.


Além de que todas as pessoas devem ter como direito básico acesso e oportunidades de trabalho, saúde e educação sem separação ou discriminação.


Para que servem os Direitos Humanos e porque é importante?


Os Direitos Humanos servem para proteger e garantir uma vida humana justa e igualitária para todos os indivíduos, sem permitir que qualquer pessoa viole a dignidade humana de outras.


Os direitos não são intransferíveis ou inacessíveis para alguns, o conceito é assegurar que ninguém seja privado de ter ou acessar algum direito.


Além de que todos os valores dos Direitos Humanos precisam ser valorizados com a mesma relevância e vistos de maneira equivalente, não existe nenhum direito mais importante que o outro, todos sem exclusão, são fundamentais para vida humana.


Porque é importante trabalhar os direitos humanos nos valores da sua empresa


As empresas podem ter uma contribuição muito significativa na defesa dos Direitos Humanos, afinal conseguem estimular e proporcionar impactos contundentes sobre responsabilidade e efetividade dos direitos no âmbito social.


Adotar premissas de proteção social nos valores e no comportamento estratégico de uma empresa com questões de discriminação, privacidade, liberdade, segurança, dentre outros direitos básicos é também um ganho de um imagem institucional de reconhecimento e uma identidade benéfica no ramo empresarial.


Negócios que não investem no respeito e nos princípios dos Direitos Humanos podem retratar uma grande perda econômica e uma reputação de falta de comprometimento com a sociedade e seus colaboradores.


Como trabalhar os princípios dos direitos humanos na conduta empresarial


Uma das principais formas de trabalhar os Direitos Humanos no comportamento empresarial está na responsabilidade corporativa de não infringir estes direitos e respeitá-los.


Abordar o tema e os valores dos direitos universais na conduta corporativa através do desenvolvimento de projetos e ações que buscam informar e dar visibilidade à igualdade, respeito ou segurança é uma forma de criar uma satisfação no ambiente de trabalho, motivar seus colaboradores e adotar uma conduta empresarial de consciência e responsabilidade com a coletividade.


Como campanhas de abolição de trabalho infantil, respeito as diferenças, eliminação de formas de trabalho forçado, incentivar a diversidade nas vagas de emprego ou projetos de saúde e de educação.

© 2017 DESENVOLVIDO POR UPPER