• Andréa Silveira da Silva

Representatividade e representação: você sabe a diferença?


Muito tem se falado em representatividade: na mídia, nas propagandas, nas empresas, nas redes sociais - nunca se falou tanto em representar a diversidade como hoje.


Porém, o que significa de fato representatividade? E o outro termo que vem sendo usado em complementação a ele, a representação?


Apesar de ser muito popular, poucas pessoas sabem o que realmente significam esses termos - algumas, até criticam sem entender, apenas por ser um termo associado à diversidade. Em meio a essa discussão, precisamos entender também a importância de se praticar a representatividade e a representação, principalmente dentro de empresas de impacto social.


Hoje, vamos entender um pouco mais sobre essa prática, suas aplicações e vantagens no mundo corporativo e o que você pode ganhar com uma empresa cheia de representatividade.



O significado de representatividade.


A palavra representatividade surgiu na política: era considerado representativo aquele partido ou sindicato que realmente representava os interesses daqueles que o apoiavam. Porém, esse significado original foi sendo modificado até se tornar o que entendemos hoje por representatividade.


Hoje, a palavra está relacionada a representar no sentido de mostrar - como um teatro é uma representação. Ou seja, representatividade hoje é quando uma peça de comunicação, mídia, filme ou empresa representa diversidade, seja através de minorias étnicas, sexuais ou sociais.


Por exemplo, uma propaganda de produtos de cabelos crespos com uma mulher negra é considerada uma propaganda com representatividade. Mesmo distante da origem política da palavra, ela ainda está relacionada com fazer com que a pessoa que está “do outro lado” se sinta representada.


Nesse sentido, a importância da representatividade está em se conectar melhor com o seu público e estar atento às suas demandas de representação. Muitas empresas, através dessa prática, conseguiram realizar impacto social de maneira efetiva e melhorarem o seu relacionamento não apenas com o público, mas com todos os stakeholders, inclusive os funcionários.



Representatividade ou representação?


Agora que você já entendeu o que significa representatividade, vamos conhecer um conceito semelhante: a representação. Esse novo termo está relacionado com o significado original da representatividade, e surgiu para resgatar seu uso prático, para além da mídia e do impacto visual.


A representação é o que acontece quando você inclui as partes interessadas no processo de tomada de decisão através de um representante. Por exemplo, para uma representação do interesse dos moradores que têm filhos, o sindicato de um condomínio inclui um pai ou uma mãe em um cargo de liderança.


Pode parecer simples - mas a representação é uma grande batalha dentro das empresas hoje, principalmente naquelas de impacto social. Afinal, é mais comum, estatisticamente, que os gestores de empresas sejam parte de uma maioria social - e, mesmo que tenham interesse em ter um impacto social, não conseguem fazê-lo de maneira tão efetiva por uma falta de representação dentro da empresa.


Se a representatividade é quando a empresa de produtos capilares usa uma mulher negra na propaganda, a representação é quando essa empresa convida essa mulher para a gestão.


Quais são as vantagens da representação para as empresas?


A principal vantagem para as empresas é adquirir um olhar mais plural e diverso sobre os seus problemas. Contar com pontos de vistas de pessoas de diferentes origens, culturas e lugares pode abrir caminhos que não seriam possíveis sem elas.


Além disso, empresas com maior representação na sua gestão são melhores percebidas pelo público. Estão mais propensas a serem associadas com inovação, pioneirismo, responsabilidade social e decisões mais humanas. Porém, saber como praticar a representação e a representatividade não é uma tarefa fácil.


Por isso, a Quintal está à disposição para te ajudar a melhorar a representação dentro da sua empresa, tornando a sua diretoria mais diversa e os seus stakeholders mais contentes. Entre em contato!