• Andréa Silveira da Silva

Saiba tudo sobre Tecnologia Social em projetos de Acessibilidade


A falta de acessibilidade nas cidades e nas ruas é um dos principais obstáculos para os portadores de deficiência, que muitas vezes não conseguem utilizar as calçadas ou os espaços públicos pela falta de infraestrutura e as adaptações necessárias.


Acessibilidade é um direito dos deficientes, que precisam de condições para poderem usufruir dos locais e possibilitar a inserção e a participação desse grupo de indivíduos de forma efetiva na sociedade com qualidade de vida, liberdade e segurança sem demandar da ajuda de terceiros ou com muitas dificuldades.


Projetos de acessibilidade são um direito à igualdade e de extrema importância para inclusão de pessoas com deficiência através da tecnologia social, um processo desenvolvido para solucionar os problemas sociais com simplicidade e impacto comprovado.


Acompanhe o conteúdo abaixo e entenda mais sobre o funcionamento do processo de Tecnologia Social e a relevância da Acessibilidade para os portadores de deficiência. Boa leitura.


O que é Tecnologia Social?


A tecnologia social é um método transformador que busca soluções para problemas sociais, técnicas desenvolvidas para interagir com a comunidade e melhorar as condições de vida e a inclusão social, além de promover acessibilidade, cidadania e sustentabilidade.


A inclusão é um dos pontos mais significantes da tecnologia social, pois é através disso que ocorre uma integração que visa um processo de mudança e de inovação, capaz de pensar e construir recursos necessários para desenvolver e solucionar a realidade dos indivíduos e da comunidade.


Para o que serve a tecnologia social?


A tecnologia social surgiu para ser uma aliada e uma ferramenta para projetos de desenvolvimento e inclusão social por meio de experiências tecnológicas e conhecimento, aproximando os problemas sociais das soluções.


A proposta está em usar a tecnologia para elaborar ações e projetos com informação, consciência e simplicidade, fácil implementação, baixo custo e com impactos sociais efetivos.


Não existe uma única maneira de aplicar a tecnologia social, pois são técnicas em constante mudança para se adaptar às necessidades e elaborar projetos junto com as pessoas que necessitam dessas soluções, transformando cada projeto único e específico.


O que é acessibilidade?


Acessibilidade é possibilidade de acesso, conseguir alcançar condições de qualidade para utilizar um espaço ou transporte, que permite e pode garantir a mobilidade e o deslocamento de portadores de deficiência de maneira acessível e inclusiva.


Espaços acessíveis são aqueles que possuem adaptações e uma infraestrutura adequada para que deficientes possam desfrutar com facilidade e confiança, sem precisar se preocupar em ter ajuda de outras pessoas ou obstáculos que dificultam o uso do ambiente ou sua movimentação.


Qual a importância da acessibilidade?


Acessibilidade é um direito básico para os deficientes, que propicia segurança e autonomia para utilizar os espaços e desenvolver relações sociais. Além de eliminar as barreiras sociais, facilitar a inclusão dos portadores de deficiência na sociedade e suas áreas, como no mercado de trabalho ou no transporte.


O direito ao acesso é de extrema importância para viabilizar os demais direitos dos dificientes, pois sem acessibilidade não é possível se deslocar para um local ou usufruir de um espaço, impossibilitando o exercício de viver.


Tecnologia Social em projetos de Acessibilidade


O Brasil possui diversos conjuntos de leis para inclusão social de portadores de deficiência, mas na prática é um desafio nas cidades, afinal a realidade deixa explícito que não existe uma aplicação concreta dessas legislações.


O que destaca a importância do desenvolvimento de projetos de acessibilidade por meio da tecnologia social, uma metodologia que cria e aplica através da interação e da apropriação com a população para melhorar suas condições e a qualidade de vida.


A função da Quintal é oferecer uma construção de ideias que possam ajudar na potencialização do papel social da sua empresa com inovação e soluções simples de tecnologia social. Entre em contato!