• Andréa Silveira da Silva

Tecnologia: um caminho para o bem comum



Muito se fala em tecnologia, principalmente nos dias de hoje. Seus avanços, conquistas, aplicações e uma infinidade de conceitos presentes em nossa cultura e nosso cotidiano. Mas você sabe o que realmente é a tecnologia?


Houve um tempo em que a palavra tecnologia era sinônimo de medo. De algo que causava alienação, desinformação e representava um perigo desconhecido. Ainda bem que essa concepção vem mudando mais a cada dia - e hoje, a informatização e digitalização já podem ser compreendidas como processos aliados da sociedade.


Quer entender um pouco desse processo e descobrir as diversas formas que a tecnologia pode tomar para se tornar ainda mais essencial na construção de pontes e de uma sociedade mais conectada? Então acompanhe o conteúdo!


Afinal, o que é tecnologia?

Quando falamos em tecnologia, logo pensamos em máquinas, robôs, mecanismos e engrenagens que trabalham de maneira autônoma. Mas a definição desse termo está ligada ao seu componente humano, ou seja, tecnologia é tudo aquilo que é criado pelo ser humano para desenvolver uma atividade e solucionar problemas.


A tecnologia tem uma característica fundamental a ela que é também nossa, a de buscar soluções coletivas, além de proporcionar recursos digitais que podem contribuir com a sociedade e os seres humanos, para o bem comum.


O avanço da tecnologia em tempos de crise social e ambiental

Agora que entendemos o que é a tecnologia, fica mais fácil de percebermos por que ela avança sempre à medida que temos mais problemas para resolver - afinal, não há como criar uma solução para algo que não existe, não é?


Essa natureza do avanço tecnológico é também a explicação para a crescente preocupação das empresas de tecnologia em estarem cada vez mais conscientes e conectadas com o meio-ambiente, por exemplo.


Quanto mais conhecimento temos acerca das consequências de práticas ecologicamente irresponsáveis, mais surgem tecnologias para que possamos continuar evoluindo e avançando sem prejudicar o meio-ambiente.


O mesmo também é verdade para crises como as que vivemos hoje. Com a pandemia causada pela COVID-19, a humanidade se viu com diversos desafios, e que conseguimos resolver grande parte deles através da tecnologia.


A tecnologia seguiu se provando como uma ferramenta essencial para nos conectarmos e promovermos o bem comum, seja ele um bem social, um bem individual, financeiro ou até emocional.


É da natureza humana se conectar e produzir novas tecnologias. Do telefone de latinha e barbante até o celular, nossa energia criativa e adaptativa está sempre voltada para criar conexões e laços.


A tecnologia como um denominador comum

Afinal, o que tudo isso significa para o nosso dia-a-dia? Precisamos enxergar que por mais distante que pareça a tecnologia, sua aplicação tem consequências diretas em nossas realidades individuais e, principalmente, na nossa experiência coletiva.


A tecnologia começou com um propósito, mas foi apropriada pela natureza humana e foi transformada em um dispositivo de conexão, distribuição de informação e que hoje, no momento único da história que vivemos, é muitas vezes o principal ponto de contato entre as pessoas.


Ou seja: a tecnologia é muito mais do que um programa de computador que aplicamos para otimizar a gestão de dados, ou uma máquina que gera mais produtividade. Ela é uma poderosa ferramenta para construirmos uma sociedade mais conectada e consciente.


Como posso aplicar essas tecnologias humanas na minha empresa?

Para as empresas, o benefício de embarcar em novas tecnologias não vem somente em forma da construção de uma marca conectada. O principal benefício é o de conectar pessoas, colaboradores, consumidores, você e sua empresa com a sociedade.


Além de gerar valor social, a aplicação de novas tecnologias humanas que visam o bem comum também geram um melhor desempenho dos recursos humanos, uma boa imagem para a empresa e melhoram as relações de trabalho. E esses benefícios também podem - e devem - ser procurados pelas empresas que têm interesse em conhecer e implementar novas tecnologias.


Nós da Quintal, oferecemos serviços que podem ajudar sua empresa a encontrar oportunidades de contribuir e colaborar com os desafios da sociedade, através do diálogo e da empatia com o objetivo de alcançar pessoas e bons resultados através da tecnologia. Entre em contato!