• Andréa Silveira da Silva

Valores de desenvolvimento social e sustentabilidade nas estratégias de um grande negócio


Você sabe o que são valores de desenvolvimento social e de sustentabilidade? Implementar e adotar um comportamento de responsabilidade no campo estratégico pode contribuir muito para comunidade e até mesmo para a reputação e crescimento econômico da empresa.


Acompanhe o conteúdo e entenda como e porque é importante incluir valores sociais e ambientais no seu negócio.


O que são valores de desenvolvimento social?


O conceito de desenvolvimento social está atrelado a um comportamento empresarial de responsabilidade e consciência, empresas que adotam um compromisso com a comunidade e seus colaboradores de contribuir para melhorar as condições e a qualidade de vida.


A ideia desse conceito é pensar além do desenvolvimento econômico, expandir para conectar essa concepção com os valores de bem-estar social, seus direitos, liberdade, igualdade e oportunidades para sociedade.


Um dos grandes valores do desenvolvimento social é também a busca de formas mais sustentáveis para viver, que está diretamente relacionada com transformações favoráveis para o bem comum e ao meio ambiente na realidade e no futuro.


Mas então, o que é sustentabilidade?


Sustentabilidade é progresso, o esforço para equilibrar a utilização dos recursos naturais com as demandas de produção para as necessidades humanas sem comprometer as gerações futuras, ou seja, sem exploração excessiva e sim responsável e cautelosa.


A sustentabilidade é uma forma de desenvolvimento quando o assunto é produção e consumo abundante, afinal, os países não terão a capacidade de se manter se continuarem com os processos e métodos insustentáveis.


A sustentabilidade é principalmente uma maneira de ajudar o mundo a solucionar e reduzir os impactos negativos das ações humanas, conciliar o crescimento econômico com a relação de preservação ao meio ambiente.


Como incluir valores de desenvolvimento social e sustentabilidade nas estratégias de um grande negócio?


A primeira é uma das mais importantes formas de incluir esses valores nas estratégias empresariais, é trabalhar e se comportar com ética e transparência, praticar um comportamento e uma produção responsável que se preocupa, por vontade própria, em contribuir para os impasses e desafios da comunidade e do meio ambiente.


Outro ponto importante é implementar valores de responsabilidade por conta própria, não por pressões externas, nada forçado produz resultados.


Priorize contratar mão de obra e fornecedores locais para ajudar no desenvolvimento da região proporcionando mais emprego e renda, estude suas formas de produção e reformule seus processos para minimizar os impactos ambientais, escolha sempre formas sustentáveis.


Incentive seu público a preferir consumir produtos de empresas que carregam um comportamento consciente que respeitam a sociedade e preservam a natureza, além de investir e colaborar com instituições sociais e ambientais em seus propósitos.


Porque incluir essas premissas é importante para a sociedade e o seu negócio?


Consumidores buscam cada vez mais estudar e conhecer as marcas que compram e os efeitos de sua produção para o mundo com intuito de optar por empresas que desenvolvem ações para contribuir com a comunidade e causas ambientais, além de promover o ganho de novos clientes.


A empresa também forma uma imagem institucional e uma reputação de responsabilidade e solidariedade, o que pode proporcionar novas experiências e oportunidades no mercado e também com investidores.


A Quintal é o lugar ideal para ajudar sua empresa desenvolver e implementar estratégias corporativas de caráter ambiental e social para fazer a diferença na sociedade e na conservação do meio ambiente.


Entre em contato!